Um pouco sobre minha história...
- Flora Amatti

- 20 de set. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2023
Olá! Me chamo Marinez da Silva Amatti Grochewski, mais conhecida como Flora Amatti. Nasci e moro em Curitiba/PR desde 1982.

Sou cantora, violonista, compositora, escritora, editora... canto desde que me entendo por gente e sempre me encantei pela música, mas só aos 7 anos é que decidi iniciar os estudos musicais. Meu pai me deu uma flauta doce... tocava para lá, para cá, mas apenas brincando. Um dia, minha irmã mais velha quis tocar a minha flauta, conforme orientações do manual e, foi aí que decidi levar a música mais à sério! rsrsrsrs...
Quanto fiz 10 anos, nosso pai deu um teclado para minha irmã mais velha e, mexendo sozinha nele, já consegui tocar diversas músicas através dos meus dedinhos e ouvidos intuitivos, já bem aguçados desde cedo.
Com 11 anos, queria muito ganhar e tocar um violão... era apaixonada pelas músicas de raiz que meu pai sempre ouvia, por Elvis Presley, Beatles, músicas da Igreja, músicas do pop rock nacional. Pouco tempo após o meu aniversário de 11 anos, papai me deu um violão Giannini Trovador... bastante usado, porém o essencial para confirmar meu caminho na jornada musical. Não queria mais fazer outra coisa na vida. Aprendi alguns acordes e ritmos com alguns amigos (Sonivaldo Porcel e Dalva Azanha). Aos 13 anos conheci o prof. Reamir Scarante (saudoso jazzista curitibano), meu primeiro professor de música popular brasileira, e tocamos a música "Asa Branca" junto com outros adolescentes e jovens, em um Projeto do Bamerindus. No final da apresentação ganhei um violão (Kashima) de presente, em reconhecimento como a melhor aluna de minha turma. Nesse mesmo dia toquei com Osvaldinho do Acordeon.
Os anos foram passando e cantei em grupos de música da Igreja Adventista da Promessa, comunidade onde participei desde que me entendo por gente até meus 18 anos. Foi durante uma das nossas apresentações musicais através do "Ministério Shairon" que conheci um carinha charmoso, que carregava umas caixas de som no local, instalou uns cabos e operacionalizou uma mesa de som, produzindo uma excelente sonorização no lugar. Depois de trocarmos olhares e conversarmos, tomamos um café juntos... e a partir dalí começamos a namorar. Descobri que ele tinha uma escola de música e depois de conhecer meus dotes musicais, ele me convidou para trabalharmos juntos.
Larguei meu trabalho no Banco (Caixa Econômica) e fui trabalhar no que mais amava: música. Poucos meses depois nos casamos. Eu tinha só 18 anos na época, mas já pude mergulhar, enfim, na carreira que sonhava realizar. Minha trajetória nessa carreira iniciou como recepcionista/teleatendente, professora auxiliar e, depois de anos, alcancei o patamar como sócia-administradora e comercial da escola. Chegamos a ter em nossa equipe 15 funcionários, parceiros e colaboradores.
Foram 11 anos trabalhando ao lado daquele rapaz por quem me apaixonei, mas ao longo dos anos, nossas conquistas profissionais se contrapunham ao nosso fracasso como casal. Criamos em 2000 um método de ensino musical inédito e revolucionário em 2006 e fomos reconhecidos como os reinventores da educação musical, alcançando o patamar de maior e melhor escola online da América Latina em 2010, após termos conquistado mais de 25 mil alunos através do nosso curso online, multimídia e interativo.
Por causa de stress profundo e prolongado que acumulei ao longe de anos de serviço sem pausas, adoecí... e precisei sair da sociedade... consequentemente, como nosso relacionamento já estava desgastado, também saí daquele relacionamento.
Seis meses depois do divórcio, me curei e voltei a trabalhar, mas devido ao trauma daquele relacionamento abusivo que vivi, (e que relato detalhes no livro "Mulher Virtual versus Mulher Virtuosa", Ed. Amatti), resolvi escolher outra área profissional para atuar. Como tinha experiência em organização de eventos (recitais, shows musicais, encontros de jovens, etc.) e já era amiga da minha psicóloga particular, fui convidada para trabalhar com ela, em seu Instituto, na organização de eventos de desenvolvimento humano e cursos de formação terapêutica. Foi nessa mesma fase que me formei como Terapeuta Integrativa, após participar de dezenas de encontros e turmas. Nessa mesma época comecei a atuar como cantoterapeuta sistêmica e fui convidada para cantar em diversos grupos terapêuticos em Curitiba e região.
Em 2014 dei uma pausa na organização de eventos e resolvi voltar para a música. Aceitei o convite para integrar um Grupo de música Caipira e Regional (Viola Quebrada) e fizemos vários Shows e apresentações. Gravamos um CD (Meus Retalhos), que mais tarde foi indicado para o Grammy Latino. Naquele mesmo ano fizemos uma Turnê, viajando e fazendo shows e apresentações em diversos Estados brasileiros.
Em 2015 abri uma nova empresa. Senti-me pronta para usar toda a bagagem que trouxe comigo durante toda minha jornada profissional e criei a Amatti Eventos para poder atender mais clientes com maior profissionalismo.
Em 2017, após um período namorando um rapaz maravilhoso (Thiago), nos casamos... e para a nossa alegria, em 2018 chegou a Carol em nossas vidas. Nesse período dediquei-me 100% à maternidade... até que em 2020 bateu de novo a vontade de voltar a trabalhar e voltei a organizar eventos de desenvolvimento humano no Instituto.
Porém, com a chegada da pandemia mundial poucos meses depois, precisei me reinventar. Permaneci somente no atendimento online dos clientes do Instituto, voltei a dar aulas de música, criando um e-book com aulas de violão e dando aulas para vários alunos via Zoom. Gravei algumas composições que estavam na gaveta... fiz novas composições... passei a atender clientes como terapeuta... e fiz várias parcerias para o desenvolvimento de conteúdos digitais (cursos de piano, bateria, flauta, etc.).
Em um desses trabalhos, ajudando clientes e amigos a se adaptarem à nova realidade mundial, conheci uma pessoa a qual comecei a ajudar a fazer as transcrições de seus áudios... e eram histórias tão lindas, que a inspirei a escrever seu primeiro livro. Editei minha primeira apostila do curso de violão em 2000, porém apenas 20 anos depois é que resolvi abrir minha própria Editora. Ou seja, o potencial sempre esteve ali, porém através do ajudar o próximo é que despertei em perceber do que já era capaz. Sempre estudando e fazendo cursos de capacitação para melhorar meus serviços, continuei ajudando outros clientes, mas sem nunca anunciar oficialmente aquele trabalho.
Em 2021 fui indicada para participar como membro da CILA Confraria e tive a oportunidade em realizar alguns eventos artísticos/literários. Comecei a fazer organização de antologias e coletâneas em 2022 e, assim, resolvi lançar oficialmente a minha editora (Editora Amatti). A minha empresa passou a ser chamada Amatti Eventos & Produções.
Em 2022 fundei, junto com uma amiga do Intituto de desenvolvimento humano, a ARLAM - Academia Real de Letras, Artes e Miudezas, a fim de criarmos produções literárias e artísticas de cunho terapêutico sistêmico. Nesse ano lançamos a coletânea "Cartas aos ancestrais portugueses" (Ed. Real) e para 2024 já estamos organizando a coletânea "Cartas aos ancestrais africanos". Todos são bem-vindos a publicar comigo.
Tenho percebido ao longo de minha caminhada profissional que, quando fazemos o que realmente desejamos, vale a pena sempre estarmos abertos, disponíveis e à serviço da vida, para realmente ajudar as pessoas. Pois independente do que você faz, quando faz o seu melhor, sempre surgem novas oportunidades de crescimento durante sua jornada profissional e de vida; pois colhemos o que plantamos e crescemos muito como pessoa ao longo de todas as experiências e conquistas.
Aprendi a crescer e a florescer, passando por todas as estações, com muita paciência, serenidade, confiança em Deus e principalmente permitindo-me amadurecer e ser mais humilde, pois percebi que ao ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos, seus eventos, editando e lançando seus livros, ensinando-as a cantar ou tocar violão, oferecendo sessões terapêuticas ou fazendo uma apresentação musical em algum evento para elas, eu também estava me realizando como profissional. Quem assistiu ao filme "Mr. Holland - Adorável Professor" vai compreender bem o que quero dizer com isso, ou seja: no meio disso tudo, os trabalhos feitos/recebidos podem até ter sido esquecidos, porém o que de maior conquistei foram as amizades, parcerias sólidas e nunca me esquecerei da forma como as pessoas me trataram, me apoiaram (ou não) durante todo essa trajetória.
Sinto-me muito grata e realizada com todos meus feitos, pois sei que foi Deus quem me capacitou, desde ao me dar vida, saúde e inteligência para aprender tudo até fazer, através de mim, coisas que sozinha sabia que nunca conseguiria fazer. Sempre faço tudo com muito amor e afinco, a fim de não só realizar um trabalho com fins financeiros, mas para tocar o coração de muitas pessoas e transformar a vida delas... fazê-las florescer também.
Que através da minha história de vida você fortaleça sua fé e esperança na busca de realizar seus sonhos profissionais. Tudo é possível ao que crê! Basta continuar constante no caminho desejado, ter paciência, serenidade, deixar-se maturar pelos desafios da vida, que novas oportunidades sempre surgirão ao longo da sua trajetória.
Nada se perde nesta vida. Tudo é celebração, gratidão ou aprendizado. Se achamos que perdemos, nos enganamos... há sempre um ganho em tudo.
Minha gratidão à Deus, à vida, às pessoas que fizeram e/ou fazem parte da minha história. Até mesmo àqueles que me fizeram o mal, sou grata a Deus por tudo! Gratidão pelas oportunidades de aprendizado e crescimento que me proporcionaram ser quem sou hoje.
Abraços,
Flora Amatti









Gratidão, queridos! ❤❤❤
Parabéns Flora
Muitos parabéns Confreira Marinez pelo seu lindo percurso
Flora, que experiência extraordinária! Quanta realização exitosa, sucesso gostoso! Parabéns Flora, menina estudiosa, amorosa, competente, humana e humanizadora! Parabéns grande terapêta, Amatti, menina cantora! Parabéns! É apaixonante sua trajetória de vida! Excelente biografia!
Abraços com ternura,